Tudo sobre Ladrilho Português

Os ladrilhos ou azulejos portugueses são um revestimento tradicional caracterizado por seus desenhos e arabescos e também pelas suas cores, especialmente o azul e o branco. Esses azulejos decorativos ficam especialmente bem em áreas molhadas como cozinhas e banheiros. A cozinha decorada com azulejo português, por exemplo, pode optar por azulejo colorido, em tons mais fortes e vibrantes, ou por aquele em tons mais neutros ou monocromáticos. Tudo depende do feito que se busca. Quem quer uma opção mais rápida e barata, pode lançar mão dos adesivos que imitam ladrilhos portugueses. Aqui você vai conhecer um pouco desse revestimento, inclusive a sua origem, e saber mais sobre o uso dele nos ambientes, as melhores combinações de cores e as vantagens e desvantagens dos adesivos, confira!

Ladrilho português: um clássico da arquitetura e decoração

Herança da colonização na arquitetura e na decoração brasileiras, o ladrilho português – ou azulejo português – sempre volta a inspirar os profissionais em seus projetos de cozinhas, banheiros e mesmo fachadas. Atualmente, a estética do azulejo português já se expandiu para o mobiliário e os objetos de decoração, como almofadas, louças, toalhas, quadros e vasos.

Tradicionalmente, o ladrilho português – que se diferencia do ladrilho hidráulico pelo material – tem como base uma estampa azul e branca, inspirada na louça chinesa que os portugueses traziam de suas viagens ao Oriente. Mas hoje ele pode ser encontrado tanto nessas cores tradicionais, como em versões em tons pastel, monocromáticas e coloridas.

Inspirado em porcelanatos antigos, o ladrilho português apresenta desenhos com formas geométricas, arabescos, florais ou até mesmo cenas pintadas, que criam uma riqueza de detalhes na decoração. Uma das produções mais originais da cultura portuguesa, o azulejo tem presença marcante e atualmente está em alta.

O ladrilho português ganhou força no Brasil com a arquitetura, especialmente no revestimento de cozinhas, áreas gourmet e banheiros, graças ao baixo custo e à sua qualidade de impermeabilização. Ele é capaz de conferir personalidade à decoração sob qual forma se apresente, já que ele não é apenas um material, mas também um estilo.

Como usar as cores do ladrilho português

Como o azulejo português apresenta cores e desenhos, naturalmente pode tornar mais complexa a tarefa de combiná-lo com a decoração da casa, seja um objeto ou uma parede. Antes de mais nada, é preciso planejar bem onde o ladrilho vai ser aplicado, levando-se em conta que as composições não devem ser carregadas e devem ser harmoniosas.

Assim, o azul e o branco vão combinar com todas as variações de azul, dos tons mais claros aos mais escuros, como o azul bic, o azul royal, o azul água e o azul turquesa. Não apenas as combinações de azuis ficam interessantes: também pode-se combinar o azul e branco com vermelho e amarelo, ou ainda com tons neutros, como preto, branco e amadeirados. Há ainda modelos de azulejos portugueses em tons pastel, cinzas e preto e branco, que são cores mais fáceis de acertar, pois se dão bem com outras cores.

Por outro lado, pode-se conferir personalidade ao ambiente ao se inserir azulejos em cores fortes e contrastantes como rosa, verde, amarelo e laranja. Mas é preciso tomar cuidado para que eles não pesem demais no ambiente. Para contrabalançar as cores fortes, recomenda-se mobiliário e decoração mais neutros. Outra solução para equilibrar as cores vibrantes do ladrilho é utilizar umas delas em detalhes da decoração.

Uso do ladrilho português nos ambientes

Embora os ladrilhos portugueses tenham no começo sido usados referencialmente em ambientes úmidos como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, eles podem ser utilizados em qualquer cômodo da casa, bastando para isso colocar em ação a sua criatividade. Vejamos, por enquanto, os ambientes mais tradicionais.

  • Cozinha – Quando o assunto é decoração, o azulejo já é um clássico no revestimento de cozinhas. No que se refere ao ladrilho português, ele pode ser usado em uma parede inteira ou apenas em uma parte do ambiente, sendo a mais comum a faixa de parede entre a bancada da pia e os armários superiores. Outras possibilidades são o espaço entre o fogão e a coifa e a base das bancadas e armários inferiores.

A principal função do ladrilho português na cozinha é proteger as áreas que costumam ficar molhadas ou onde pode se acumular gordura, mas ele pode ser aplicado em outras áreas com um fim puramente decorativo.

  • Banheiro – O uso de azulejo já é tradicional nos banheiros, principalmente quando se trata de proteger as paredes da água das cubas e da área do chuveiro. Mas o revestimento tem hoje também o papel de decorar o ambiente. Como os banheiros são espaços geralmente menores do que os outros cômodos da casa, é preciso aplicar o azulejo português na medida certa para que o ambiente não fique pesado. O ideal é que ele seja utilizado em detalhes, faixas, uma ou duas paredes ou, ainda, no piso.

Quanto à cor ou cores, o ladrilho português no banheiro deve considerar as cores existentes no ambiente, como na bancada, na parede ou no mobiliário ou objetos presentes. De preferência, as cores devem ser mais neutras.

  • Exteriores – A área da churrasqueira pode ganhar um toque mais rústico ou alegre com uma decoração com azulejos portugueses (ou ladrilho hidráulico). Pode-se revestir a parede, o piso e a própria churrasqueira. Os jardins também podem ganhar um charme especial com os ladrilhos portugueses, principalmente os coloridos.

Outras dicas:

  • Bancada da pia – A bancada da pia do banheiro pode ficar encantadora e divertida com um tampo feito com azulejos portugueses.
  • Escada – Os degraus da escada podem ser forrados com ladrilhos portugueses e, assim, transformar a decoração do ambiente.
  • Hall de entrada – Uma ideia que vem ganhando adeptos é a de criar um “tapete” de ladrilhos portugueses na entrada da casa. O segredo é escolher um padrão de azulejo que lembre de fato um tapete.

Adesivos em forma de ladrilhos portugueses

Existe ainda uma alternativa mais simples, rápida, prática e econômica para quem quer ter a beleza dos ladrilhos portugueses na decoração. São os adesivos de azulejo português, que são uma ótima opção para quem quer mudar o ambiente sem gastar muito ou para quem tem medo da decoração ficar cansativa.

Os adesivos são de fácil aplicação, tem grande variedade de modelos, tem tamanhos grandes, pequenos e sob medida, podem ser trocados a qualquer hora, não fazem sujeira e têm baixo custo. O importante é escolher uma superfície lisa (paredes, vidro, madeira, metal, piso etc) e retirar dela qualquer resíduo ou saliência para que o adesivo tenha uma perfeita aderência.

Mas os adesivos que imitam ladrilhos portugueses têm a desvantagem da menor durabilidade em relação ao revestimento, pois podem começar a se soltar com o tempo. E eles requerem também alguns cuidados: a limpeza não pode ser muito pesada porque compromete a estampa e, como geralmente são de material inflamável, os adesivos não podem ficar próximos a fontes de calor.

Origem dos azulejos portugueses

Aparador com aplicação de ladrilho da Barrocarte

A palavra azulejo vem do árabe azzelij, que significa pequena pedra polida. Também é comum relacioná-la com a palavra azul, que vem do termo persa lazkward, ou lápis-lázuli, uma vez que a maior parte da produção portuguesa de azulejo se caracteriza pelo emprego dessa cor.

A palavra azulejo designa uma peça de cerâmica pouco espessa, geralmente quadrada (originalmente fabricada nas medidas 15cm x 15 cm ou em menores formatos) e com uma face vidrada impermeável e brilhante. Essa face pode ser monocromática ou policromática ou, ainda, lisa ou em relevo. Esse tipo de azulejo tem como características a impermeabilidade, a resistência e o baixo custo, entre outros.

O azulejo português é um elemento associado à arquitetura, uma vez que ele é utilizado como revestimento de superfícies interiores e exteriores, embora ainda possa ser um elemento decorativo isolado.

Na cultura portuguesa, os azulejos muitas vezes apresentam temas, como relatos de episódios históricos, cenas mitológicas e iconografia religiosa, entre outros, que decoram pisos e tetos de edifícios públicos, comerciais e particulares. Mas em certas cidades, como Lisboa, a azulejaria atingiu o status de arte e é vista como suporte para a expressão artística nacional, tendo atrás de si cinco séculos de história.

Visite nossa loja pois fazemos qualquer móvel sob Medida e acabamentos diferenciados. Qualquer dúvida entre em contato que será um prazer ajudar.

Qual móvel Barrocarte você adoraria ter no seu ambiente?

Acesse nosso site e escolha já: https://www.barrocarte.com.br